價格:免費
更新日期:2020-01-16
檔案大小:30M
目前版本:0.0.9
版本需求:Android 4.2 以上版本
官方網站:http://www.funceme.br
Email:apps@funceme.br
O novo Atlas Eólico e Solar do Ceará coloca à disposição da sociedade e do mercado de energia uma ferramenta moderna e inovadora para subsidiar o desenvolvimento da cadeia produtiva das energias renováveis no Estado, setor no qual o Ceará historicamente tem ocupado posição de protagonismo.
O novo Atlas que foi desenvolvido a partir de convênio entre ADECE, FIEC e SEBRAE, mostra o mapeamento das áreas mais promissoras para investimentos em projetos de geração eólico e solar fotovoltaica no Estado do Ceará, tem a concepção inovadora de ser híbrido, e traz consideráveis melhorias em comparação aos similares elaborados no Brasil.
Além de contar com a tradicional versão impressa, o Atlas está disponível em plataforma online e interativa na internet, com aplicativo para smartphone desenvolvido pela FUNCEME. Outro aspecto inovador é dispor de ferramenta de simulação voltada para a geração distribuída de energia, mercado que vem crescendo rapidamente nos últimos anos, sendo formado em mais de 90% por empresas cujo faturamento neste segmento situa-se na faixa de micro e pequenas empresas. O novo Atlas está disponível em duas línguas, português e inglês, permitindo maior facilidade para investidores e interessados na prospecção de áreas para construção de usinas para geração de energia.
Atento às tendências futuras, o Atlas traz também o mapeamento eólico offshore para indicar as regiões mais promissoras na costa do Estado, que mostra condições excepcionais para o desenvolvimento de geração eólica no mar, por dispor de elevados fatores de capacidade em uma plataforma continental de baixa profundidade. O Atlas ainda contempla análises sobre o comportamento dos ventos no Ceará e sua vantagem natural em um mercado com tendência de comercialização de energia em regime horário.
A concepção técnica do projeto foi desenvolvida pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (SEINFRA) a partir de demandas do setor identificadas pela Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará alinhada com o planejamento de longo prazo estabelecido pelo Programa Ceará 2050 do Governo do Estado do Ceará. A condução dos trabalhos foi coordenada pela FIEC e executada pela empresa Camargo Schubert com participação da UL Truepower, empresas com reconhecida competência no setor de energias renováveis.
A priorização para a implementação deste novo Atlas Eólico e Solar foi reforçada pela
Rota Estratégica de Energia, parte integrante do Observatório da Indústria da FIEC, com ampla participação dos especialistas do etor, conjugando as oportunidades dentificadas com os programas de desenvolvimento regional do Governo do Estado do Ceará. Para isto, estão destacadas no Atlas as áreas do semi-árido com pouca atratividade para investimentos convencionais, mas com enorme potencial para geração de energia, com a correspondente criação de emprego e renda.
O aumento da competitividade das fontes renováveis de energia e consequentemente o
aumento da participação destas na matriz energética nacional oferece grande oportunidade para negócios, investimentos e desenvolvimento. O novo Atlas está alinhado com essa realidade e vem para colaborar com a criação de ambiente propício ao crescimento desse segmento no Estado do Ceará.